domingo, 4 de dezembro de 2011

ABAIXO-ASSINADO PELA CONCESSÃO DO TÍTULO DE EMÉRITO AO PROFESSOR RONALDO LIMA LINS

Nós, abaixo assinados, docentes, estudantes e funcionários de instituições de ensino superior brasileiras levamos ao Departamento de Ciência da Literatura e à Congregação da Faculdade de Letras da UFRJ a defesa da concessão do título de emérito ao professor Ronaldo Lima Lins.

Tomamos tal iniciativa devido ao desvelo com que, ao longo de uma vida de magistério como quadro efetivo da Faculdade de Letras, o professor Ronaldo Lima Lins formou várias gerações de pesquisadores e professores, entre os quais muitos encontraram em sua orientação consistente e segura a base de que precisavam para se tornar nomes expressivos do campo dos estudos literários em nosso país.

Sempre empenhado na melhoria da Faculdade de Letras da UFRJ, o professor Ronaldo Lima Lins foi eleito democraticamente para dirigir a instituição nos períodos de 1982 a 1985 e de 2006 a 2009, tendo marcado ambas as gestões pelo rigor administrativo e o desenvolvimento de projetos inclusivos.

Trabalhador infatigável, o professor Ronaldo Lima Lins conseguiu conciliar o desempenho de tais papéis com o zelo pelo ensino e a pesquisa, como se constata no fato de ser titular de Teoria Literária e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1A).

Seus estudos e reflexões possibilitaram a produção de uma obra ensaística volumosa que, pela inteligência e qualidade de escrita, projeta a Letras junto às outras humanidades e a Universidade junto à sociedade. Aos livros de cunho teórico, acrescentou cinco elogiados romances e uma coletânea de poemas. Assim se explica que atualmente seja o autor vivo mais publicado da Faculdade de Letras da UFRJ.

Acreditamos que esses méritos – e muitos outros cuja listagem comprometeria a concisão necessária a um cabeçalho de abaixo-assinado – legitimam plenamente a passagem do professor Ronaldo Lima Lins à condição de emérito, mediante a qual poderá continuar a transmitir seu conhecimento aos alunos e enriquecer o corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ.

Conscientes de que os representantes discentes e docentes do Departamento de Ciência da Literatura e da egrégia Congregação da Faculdade de Letras pautam suas decisões por critérios acadêmicos, temos certeza de que logo o professor Ronaldo Lima Lins terá sua merecida emerência.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário