sábado, 17 de novembro de 2012

EM DEFESA DA UFRJ




 A noticia, divulgada pela Reitoria da UFRJ no dia 7/11, anunciava que o programa do Fantástico da rede Globo, iria veicular denuncias contra a UFRJ e assim atacar a credibilidade da maior instituição federal de ensino superior do país. Ela se espalhou com rapidez e ainda durante reuniões e mais reuniões, em gabinetes fechados e não tão fechados, aparece a  primeira e imediata resposta. Antecipando-se aos ataques públicos, a UFRJ solta notas explicativas e lança uma conclamação para que professores, alunos e técnico-administrativos se movimentassem unidos e em defesa “da universidade pública, gratuita, de qualidade e transparente” .(http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=13388_Em-defesa-da-universidade-publica-gratuita-de-qualidade-e-transparente.html).
        
        Para o segmento da universidade que luta e sempre lutou unificado pela bandeira da defesa de uma universidade publica, gratuita e de qualidade, estes acontecimentos suscitam inúmeras interrogações, ainda sem respostas, que não nos permitem atender de forma irrefletida e apressada a conclamação daqueles de quem diferimos por defender outro projeto para UFRJ.
Na base da nossa reflexão a história recente da UFRJ. Basta lembrar a nossa histórica greve de 2012 que acaba sem que nossas mais simples  reivindicações fossem atendidas e nem nossas denuncias , muitas delas agora em pauta, fossem veiculadas com veracidade pela Venus Platinada.
       Neste sentido, defendo que os seguintes encaminhamentos sejam adotados:

·          Solicitar, em nome da ADUFRJ-SSind do ANDES, uma audiência com a Reitoria para esclarecimento dos fatos com objetivo de aprofundar os esclarecimentos apresentado na nota pública já divulgada. 

         Questionar as reais intenções, não ditas, que existem por trás deste ataque direto a UFRJ, trazendo e veiculando denuncias que estendem desde 2010.

        Denunciar a postura da GLOBO que, como sempre, de forma sistemática, ignora e combate os movimentos  que defendem a UFRJ e hoje pretende ser “porta-voz” das mesma denuncias que ignorou e deturpou durante os mais de 3meses de greve.


Registrar que, sim, o alojamento, o HU e o CAP e muitas das diversas unidades da UFRJ e das demais universidades públicas estão em condições lamentáveis ou sofrem problemas que são decorrência direta de  políticas  de governo. Políticas que, por exemplo, promovem a precarização da universidade pública via asfixia financeira e incentivo de parcerias público-privadas que acabam por retirar nossa autonomia e exigem, para sua materialização, a presença das fundações.

A militância que protagoniza historicamente a luta em defesa da universidade pública  e, portanto, não  se pauta apenas por ataques veiculados pela Rede Globo, sabe que a  defesa da UFRJ exige, como marco referencial e de partida, a  defesa de um determinado projeto de educação. No nosso projeto não cabe a privatização dos HUs via EBSERH, nem as precarização da UFRJ via REUNI. Não defendemos o mesmo projeto que aos professores aglutinados  num sindicato inexistente, que assina com o governo  acordos que desconhece.

O momento exige respostas e a continuidade das lutas que há muito protagonizamos em defesa de universidade publica, de qualidade, não burocratizada e, consequentemente, com autonomia para gerenciar sua verbas, recebidas diretamente do MEC. Para tal e preciso lutar por um outro modelo de universidade. Esta é a bandeira que une os protagonistas das lutas em defesa da UFRJ pública  que sonhamos e ousamos construir! Por elas estaremos, sempre, nas ruas e na luta!

Denunciaremos, sempre, o discurso privatizante da Rede Globo. Isso porque nos comprometemos com a defesa de um projeto de universidade pública, gratuita, de qualidade, a serviço da maioria da população. Parte dessa defesa é questionar as políticas do governo para a educação. E, também, exigir que as questões referentes à nossa universidade sejam debatidas publicamente, com os devidos questionamentos e esclarecimentos. 
Saudações Combativas

 Professora Vera Salim
COPPE/UFRJ
Conselheira da ADUFRJ-SSind do ANDES



Nenhum comentário:

Postar um comentário